18.06

Advogado trabalhista: sua empresa precisa desse profissional

Segundo reportagem da Exame, 1 a cada 4 empresas das empresas fecham antes de completar 2 anos no mercado. Já um estudo recente do Sebrae, recentemente disse que essas empresas fecham por falta de planejamento estratégico.

Você sabe como um advogado trabalhista pode ajudar neste quesito? Confira abaixo porquê é importante ter um advogado especializado na área trabalhista acompanhando todo o processo empresarial.

O novo advogado trabalhista

Durante anos associou-se o advogado apenas à defesa de interesses nos Tribunais, envolto em batalhas judiciais que geralmente levavam anos para serem finalizadas.

Parte disso ainda é verdade, mas não em todas as situações.

Ao longo dos anos, a maneira como os negócios foram se desenvolvendo passou a demandar cada vez mais atividades complexas e específicas, tornando necessário ter pessoas com funções e qualidades específicas, melhor qualificadas.

Hoje temos uma advocacia moderna. As possibilidades de serviços na área trabalhista foram evoluindo para melhor atender aos interesses dos clientes. Isso fez com que os advogados não se limitem aos enfrentamentos nos Tribunais.

Ademais, um dos maiores problemas que no Judiciário é a lentidão na solução de problemas, tornando o desfecho das questões cada vez mais lentas.

advogado trabalhista

Por conta disso, a advocacia preventiva tem se tornado a melhor ferramenta para ajudar o empresário em geral, e em especial o empreendedor, a melhorar seu negócio, permitindo solucionar os principais problemas da área jurídica que podem atrapalhar seu negócio, sem a necessidade da intervenção do Poder Judiciário.

E, como se sabe, problemas diversos podem surgir a qualquer momento, sendo essencial a solução rápida para evitar a elevação dos custos.

Como a advocacia trabalhista empresarial pode ajudar sua empresa?

 

Quando uma empresa é criada, o principal objetivo dos sócios é sua expansão, no médio e longo prazo. Todo empreendedor almeja crescer, sempre, é um fato!

Por isso, para que a empresa tenha um crescimento saudável deve-se acompanhar a demanda e contratar novos funcionários, talvez demitir outros, criar mais setores na empresa, terceirizar serviços e manter-se no controle das parcerias feitas.

Sem um advogado trabalhista ao seu lado para lhe aconselhar, todas essas operações podem vir a lhe causar sérios problemas e prejuízos.

Um exemplo disso: quantas e quantas vezes um empreendedor não se arrependeu de um acordo assinado? Ou de um empregado contratado sem as devidas precauções?

Muitas empresas passam por isso. Com o auxílio de um advogado trabalhista as chances disso ocorrer serão bem menores, já que este profissional estará pronto, detendo o conhecimento necessário para ser o melhor conselheiro do cliente.

Podemos resumir as principais vantagens de contratar um advogado trabalhista empresarial da seguinte forma:

1 – Ter um planejamento de operações. Sempre saiba onde você pisa.

A ajuda de um advogado trabalhista na hora de efetuar uma nova contratação é de extrema importância.

Desde a confecção do contrato de trabalho, o auxílio para estabelecer a rotina do empregado, até cuidar das demissões dos trabalhadores, para que tudo seja feito de conformidade com a legislação.

Ou seja, com um bom acompanhamento profissional, a possibilidade de serem ajuizados processos contra a empresa serão bem menores, o que só trará benefícios para o empreendedor.

Assim, a contratação de um advogado trabalhista empresarial é a forma mais eficiente de evitar problemas jurídicos, bem como possibilitar o melhor aproveitamento da mão de obra, sem que leis sejam infringidas.

2 – Facilitar a gestão empresarial

Um dos fatores que mais causavam a morte precoce das empresas, era a má gestão empresarial realizada pelos sócios das empresas.

O empreendedor deve ter em mente que o seu principal papel no negócio é estabelecer o plano estratégico que possibilite sua expansão.

Posto isso, a diretoria geral deve estar preocupada com o plano estratégico que possibilitará a contínua expansão do empreendimento. Atividades secundárias, que requerem tempo do empreendedor, devem ser repassadas para os outros setores, fazendo com que ele se concentre apenas no desenvolvimento em si da empresa.

Por que o empreendedor deveria se preocupar com o cumprimento da legislação nas relações contratuais da empresa, ao invés de estar focado no seu negócio? É claro que essas atividades precisam ser delegadas.

Uma das vantagens de um profissional da advocacia trabalhista empresarial, é permitir que o dono da empresa esteja realmente focado naquilo que sabe fazer de melhor, ou seja, cuidar da expansão do seu empreendimento.

Quem necessita de um advogado trabalhista?

 

Apesar das inúmeras vantagens já destacadas, alguns pontos mais precisam ser analisados.

O primeiro deles é entender que contar com um auxílio de um escritório especializado nas relações trabalhistas, deve ser considerado um grande investimento para a empresa e não encarado apenas como custo.

Isto porque, um assessoramento jurídico através de um advogado trabalhista empresarial fará com que ocorra uma redução significativa dos riscos do empreendimento e, assim, um melhor aproveitamento do seu negócio.

Contratar um advogado trabalhista apenas para defender os interesses da empresa quando a ação trabalhista já está em curso implicará em maior custo.

Além de se preocupar com o pagamento dos honorários do profissional, a chance de se obter resultado positivo no processo em pouco tempo é muito pequena.

Importante lembrar ainda que, no caso de eventual insucesso da empresa, em uma ou algumas ações judiciais de grande vulto, poderá resultar na falência do negócio.

E pior, por vezes o patrimônio pessoal do sócio poderá ser colocado em risco, caso os bens da empresa não sejam suficientes para honrar os débitos trabalhistas correspondentes.

Os problemas existentes em pequenas empresas tendem a exigir um menor grau de complexidade na resolução quando comparado a grandes corporações.

Dessa maneira, os valores dos honorários de um profissional especializado, serão proporcionalmente menores, tornando completamente viável o assessoramento jurídico tanto para as pequenas e médias, como para as grandes empresas.

 

Conclusão

É fato que o mundo mudou. Cada vez mais a construção de um novo negócio necessita de operações mais complexas para o seu sucesso.

Nesse sentido, deve o empreendedor concentrar suas energias na elaboração estratégica da sua empresa.

Focar em seu desenvolvimento trará boa saúde financeira para a empresa, deixando que outras atividades burocráticas sejam delegadas para um advogado trabalhista, o profissional mais qualificado para esse trabalho.

Portanto, contar com um advogado trabalhista como braço direito para alavancar o negócio pode ser o fator determinante para o sucesso da empresa. Por isso, inúmeras são as vantagens da advocacia trabalhista empresarial preventiva.

Estamos prontos para atender à todas as suas dúvidas, entre em contato conosco!