22.10

Advogado Criminalista: Por que ele é importante na sociedade?

A advocacia está entre as profissões mais antigas da história. Existem registros que comprovam a existência dela antes de Cristo. Sendo assim, o advogado atuava antes mesmo de sabermos sua verdadeira importância na sociedade. Com o passar do tempo, tem se tornado cada vez mais necessária a atuação desses profissionais em momentos importantes de nossa vida.

É totalmente equivocado dizer que ”advogado protege bandido”.

a sociedade não recrimina o médico que cura o criminoso, o professor que leciona para o criminoso, o ator que entretém o criminoso, o pedreiro que constrói para o criminoso e o lixeiro que recolhe o lixo do criminoso. A sociedade não recrimina sequer o padre que ouve a confissão do criminoso e o perdoa por seus pecados. Mas o (a) advogado (a), ao prestar seus serviços de defesa técnica ao criminoso, passa a ser visto quase como seu cúmplice“. – Revista Fórum

Nessa profissão tão ampla, existem aqueles que atuam na defesa criminal. Estes são os advogados criminalistas.

Sabe qual a necessidade do mesmo estar presente no nosso cotidiano e, além de tudo, por que esses profissionais são tão importantes para nossa proteção?

advogado criminalista

Um advogado criminalista – chamado também de advogado de defesa criminal – atua a favor todos os tipos de indivíduos, generalizadas organizações e entidades acusadas de se envolver em um crime. O mesmo poderá se envolver em diversos casos indo de violência doméstica a fraudes.

Os advogados criminalistas sabem o que fazem ao debaterem seus argumentos de defesa. Em sua prática incluem-se audiências de fiança, negociações, julgamento, audiências de liberdade condicional, impetração de habeas corpus, recursos e remédios jurídicos posteriores à condenação.

 

 Qual a pressão que sofre um  advogado criminal?

Claramente, bastante pressão. Desde o momento em que grande parte da sociedade julga erroneamente o advogado criminalista, como dito acima.

Também existe a pressa do cliente por querer ser solto e a todo instante exigirá uma ação do seu advogado, mesmo que nada possa ser feito no exato momento. A justiça não trabalha sozinha.

Vale lembrar que quanto maior a gravidade do crime cometido, maior é a rebelião social para a condenação do criminoso e maior é o ódio contra todos que defendem seus direito perante a lei, que terá que “salvar a própria pele” para não ser acusado pela sociedade de cumplicidade com tal criminoso e crime cometido.

Ser um advogado criminalista exige garra, coragem e um trabalho minucioso para saber como sobreviver na área, aprendendo a lidar com ameaças vazias.

Quem escolhe a área criminalista para a vida, deve saber que estará defendendo a pessoa e seus direitos e não o crime no qual o indivíduo foi acusado. Por mais que seja uma boa área com salários atrativos, nem todos conseguem sobreviver no ramo, pois a prática é diferente da teoria.

Ainda que professores do curso de Direito visem mostrar na teoria e na prática como exercer suas funções, a realidade é um pouco diferente do que foi visto durante a faculdade.

O advogado tem de saber lidar com diversos casos e necessidades de seus clientes que muitas vezes requerem não somente auxilio na área criminalista, mas também de um acompanhamento voltado para o lado psicológico – que nem todo profissional da área sabe fornecer devidamente.

Dessa maneira, como gostaria que fosse o especialista que o representasse na justiça? Certamente, você merece um ótimo advogado.

Nosso escritório conta com um time de advogados criminalistas especializados e prontos para lhe ajudar com seu problema. Venha nos fazer uma visita ou entre em contato conosco!